
O HIV é transmitido de várias formas, podendo prejudicar a saúde de muitas pessoas, mas ainda gera muitas dúvidas, afinal, o que é verdade e o que é mito quando se trata do HIV?
Com cerca de 886 mil pessoas infectadas, o Brasil registra 40 mil casos novos a cada ano, e todos esses números são alarmantes pelo fato que muitos desconhecem que estão positivados e espalham a doença.
É importante ressaltar a diferença entre HIV e Aids. Resumindo, o HIV é o vírus que causa a doença da Aids. Desta forma, é como se fosse a mesma relação entre o coronavírus (vírus) e a covid-19 (doença). Um é o transmissor e o outro é a doença que desenvolve no corpo da pessoa. Assim:
HIV - É um vírus transmitido entre seres humanos, que pode vir a gerar a doença da Aids no organismo de uma pessoa. Muitos vivem com ele no corpo e conseguem ter uma vida comum. No entanto, é preciso ter alguns tipos de cuidados específicos e há um tratamento.
AIDS - É doença desenvolvida pelo vírus, ela faz com que o corpo humano tenha menor imunidade para se proteger, naturalmente, contra outras doenças. Desta forma, alguém que tenha Aids e que contraia outra enfermidade, poderá vir a desenvolver um quadro muito pior.
Mitos e Verdades
1.Não há cura. [Verdade]
Até o momento, não. Nenhum remédio ou qualquer produto é capaz de curar alguém que tenha Aids. Além disso, o vírus HIV também não tem nenhum tipo de vacina capaz de impedi-lo de ser transmitido.
2.?Vacina da Covid causa a Aids?. [Mito]
Essa informação é falsa. Ou seja, a vacina do Covid não causa a Aids.
3.Quem tem HIV tem sempre que usar camisinha. [Verdade]
Relações sexuais desprotegidas (entre pessoas de qualquer sexualidade, inclusive heterossexuais), troca de materiais cortantes ou que perfuram, assim como a não esterilização de materiais são algumas das principais formas de transmissão. Além disso, a mãe infectada pode passar para o filho, se não forem tomados os cuidados necessários.
4.?Beijo na boca transmite HIV?.[Mito]
É fake! O contato com a saliva não transmite o vírus HIV, à não ser que os parceiros tenham alguma ferida na boca, porque sempre que há contato com o sangue existe o risco de transmissão.
Transmissão
A transmissão é feita por meio do sangue, sêmen ou fluídos vaginais infectados. Ou seja, o sexo sem proteção é uma das principais formas de transmissão. No entanto, ela não é a única. Assim, veja o que transmite o HIV e pode gerar a Aids:
-Sexo oral, vaginal ou anal sem camisinha;
-Uso compartilhado de seringa e agulha por duas pessoas ou mais;
-Transfusão de sangue que esteja contaminado com o HIV;
-O vírus também pode passar da mãe para o filho, durante a gravidez, parto ou amamentação, se a genitora; estiver infectada;
-Instrumentos cortantes ou perfurantes, em geral, que não estejam esterilizados;
A informação é a melhor forma de acabar com as mentiras que giram em torno dessa doença. É necessário que façamos pesquisas a respeito do HIV e da AIDS e que estejamos sempre prevenidos, lutando contra todo o preconceito com as pessoas positivadas, afinal, num mundo de fake news, vale a pena pesquisar mais pra entender melhor sobre qualquer assunto.
Fonte: Tua Saúde