builderall

My Image

 

Você provavelmente já deve ter feito algum tipo de análise clínica, pelo menos uma vez na vida.  As?análises clínicas são um conjunto de exames com a finalidade de verificar o estado de saúde de um paciente ou investigar doenças, como os chamados exames de rotina, check-ups, entre outros. 

 

A análise é feita através do estudo de material biológico colhido do paciente, como por exemplo, sangue, urina, saliva, fezes, esperma, fragmentos de tecido, líquido sinovial, pleural, líquido cefalorraquidiano, pus etc.  

 

A coleta pode ser feita no próprio laboratório onde são feitas as análises ou em locais como um hospital, clínica, postos de coleta ou até mesmo no domicílio e local de trabalho do paciente. 

 

Os laboratórios de análises clínicas estudam cada uma dessas amostras em setores específicos, conforme o composto bioquímico ou suspeita clínica que se pretende investigar.? 

 

No laboratório ou outra unidade de coleta, o paciente terá as amostras biológicas recolhidas por um profissional habilitado que vai manipular e armazená-las adequadamente. Em seguidas as amostras serão encaminhadas para os setores relacionados no laboratório, onde serão analisadas para, ao final, ser emitido um laudo diagnóstico. 

 

Hoje, com os avanços tecnológicos, essas análises são feitas com o auxílio de aparelhos automatizados que garantem resultados mais precisos. O uso deles evita erros comuns, como uso de unidades erradas, erros de digitação etc. 

 

Por isso, na hora de escolher um laboratório para realizar seus exames, fique atento se este utiliza aparelhos tecnológicos modernos, além, claro, de contar com equipe de profissionais qualificados. 

 

A?análise dos fluidos pode ser executada por diversos profissionais da saúde, tais como biólogos, bioquímicos, biomédicos, farmacêuticos, médicos e veterinários. 

 

Para a coleta do material, enfermeiros ou técnicos em análises clínicas costumam ser mobilizados, na rotina dos laboratórios e hospitais. 

 

Ao profissional bacharel cabem as responsabilidades e competências legais sobre efetuar liberação de laudos, resultados e perícias, assim como responder sobre o laboratório e possíveis erros cometidos. 

 

Essa é basicamente a estrutura do processo de análises clínicas e como ele acontece dentro de um laboratório. Esperamos ter ajudado com esse conteúdo! Até a próxima!