A campanha Outubro Rosa vem todos os anos nos alertar sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade para todas as mulheres.
Iniciativas vindas de campanhas veiculadas tanto a partir de órgãos públicos quanto do setor privado, são fundamentais no incentivo à prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática. Esse fato dificulta a identificação da doença, o que pode retardar a sua descoberta. Por isso, é de extrema importância que esse assunto seja abordado o ano todo e esteja em pautas de discussão, para que cada vez mais mulheres tenham acesso às informações básicas de como realizar os exames de prevenção.
O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer ? INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.
Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura. Em 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, visto que esse é o principal método para o rastreamento da doença.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.
Lembre-se de estar sempre atenta a qualquer anormalidade e de sempre estar em dia com os exames de prevenção!