builderall




Novembro é o mês oficial de conscientização do câncer de próstata. Este é o mês em que reforçamos a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desse tipo de câncer, o segundo que mais atinge os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. 


Para resumir, a próstata é uma glândula que contribui na formação do volume do sêmen. Do tamanho de uma noz, localizada abaixo da bexiga e na frente do reto, a próstata começa a crescer ainda no feto e se desenvolve até a fase adulta. A pergunta é, porque o assunto ainda é considerado um tabu entre a maioria dos homens? 


Durante o Novembro Azul, diversas campanhas educativas servem para convocar os homens a cuidarem da sua saúde. O principal objetivo é alertar sobre o câncer de próstata, uma doença que 1 a cada 6 homens desenvolverão em algum momento da vida. Por isso é importante a realização dos exames, principalmente o de toque. E é nesse ponto que surge o preconceito. 


O mito de que o exame afeta a masculinidade ainda permeia a mente de muitos homens, e é contra esse preconceito que a campanha Novembro Azul luta. Assim como o câncer de mama, o câncer de próstata é inicialmente silencioso, e o diagnóstico precoce da doença apresenta altas chances de cura. 


Prevenção 


Segundo especialistas, infelizmente, ainda não existe orientação específica comprovada para a prevenção do câncer de próstata e os fatores de risco que aumentam as chances de um homem desenvolvê-lo são baseados em histórico familiar, idade, sedentarismo, alimentação rica em gorduras e que sua maior incidência ocorre em homens negros. 


Ter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e prática de exercícios, até podem ajudar a diminuir os riscos de o corpo desenvolver câncer, de forma geral. Todavia, é importante ressaltar: nada retira a importância de se realizarem exames periódicos. Além disso, cuidar da saúde mental, evitar ambientes poluídos, não fumar e beber com moderação são alguns caminhos que podem auxiliar nesse processo.  


É muito importante que a saúde do homem seja prioridade e que qualquer preconceito seja trocado por prevenção. A LS Científica apoia essa campanha e entende a importância dela para a vida do homem. Homens, vamos acabar com o preconceito, procure um médico e faça seus exames, priorizem sua saúde. 



Fonte: Medley e Mackenzie