builderall


Janeiro é o mês de conscientização e combate a hanseníase. Tem como objetivo informar a população sobre os sinais e sintomas da hanseníase, alertando para a importância do diagnóstico precoce a fim de evitar sequelas graves. O diagnóstico precoce permite diminuir as chances de surgirem incapacidades físicas além de favorecer a interrupção da cadeia de transmissão.


Segundo a organização Mundial da Saúde(OMS), mais de 200 mil casos da Hanseníase são detectados em todo o mundo, sendo do Brasil o segundo maior número de casos atrás somente da Índia. 


Considerada como uma doença negligenciada, a hanseníase representa um grave problema de saúde no Brasil, afetando principalmente as pessoas que vivem em condições precárias de moradia e saneamento ? dois dos fatores que favorecem a transmissão de seu agente causador, a bactéria Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. 


A doença é transmitida pela respiração e o contato com pacientes ainda não tratados. Felizmente a hanseníase tem cura, porém, é incapacitante. Os medicamentos existentes atualmente são capazes de matar a bactéria, mas não revertem os danos neurais causados pela doença em estágio avançado. O diagnóstico é feito por meio de exame clínico e o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento da doença. 


Seus principais sintomas incluem manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pele com mudanças na sensibilidade dolorosa, térmica e tátil, sensação de fisgada, choque, dormência e formigamento ao longo dos nervos dos membros, perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração, inchaço e dor nas mãos, pés e articulações, caroços no corpo, pele seca, olhos ressecados, feridas, sangramento e ressecamento no nariz, febre e mal-estar geral. 


Quem tem diagnóstico para hanseníase deve começar a tomar os medicamentos prescritos imediatamente, pois ao fazer isso, o paciente deixa de ser transmissor da doença, por isso a importância do diagnóstico precoce. 


A luta do Janeiro Roxo é informar e alertar a todos sobre a importância de lutar contra a hanseníase para que a mesma deixe de ser tão negligenciada e tenha o tratamento adequado. Informe as pessoas que convivem com você para sempre fazer exames a fim de diagnosticar essa doença. Essa luta é de todos nós!