
Hoje é fácil confundir-se quando se trata de doenças virais. Gripe, resfriado, covid e dengue costumam confundir e assustar a maioria das pessoas por apresentarem sintomas comuns como febre, dores de cabeça, cansaço e mal-estar.
Com as chuvas de verão vem também vários casos de uma doença já conhecida entre os brasileiros, mas que foi deixada um pouco de lado perante a pandemia do coronavírus: a dengue.
A pergunta é, como diferenciar cada uma dessas doenças se as mesmas apresentam sintomas tão semelhantes? A resposta está em ficar atento às pistas que a evolução dos sintomas nos traz.
Para entender melhor, como já mencionado acima, todas essas doenças são provocadas por vírus: a covid-19 pelo Sars-CoV-2, da família do coronavírus; a gripe, pelo vírus da família influenza; o resfriado, por rinovírus, adenovírus e parainfluenza; e a dengue, por flavivírus. Com exceção da dengue, a transmissão da gripe, resfriado e covid é através de gotículas de secreções respiratórias de uma pessoa infectada. Já a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Listamos essas quatro doenças e os sintomas de cada uma. Continue com a leitura!
Dengue
Trata-se de uma infecção viral transmitida principalmente por meio da picada de um mosquito fêmea infectado por um flavivírus. Possui quatro sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3, DENV-4), cada um com interações diferentes com os anticorpos humanos. Ou seja, as pessoas têm quatro possibilidades de serem infectadas.
Seus principais sintomas são febre alta que surge de forma abrupta e no começo da infecção, enjoo e vômitos, vermelhidão no corpo, dor de cabeça, mal-estar e dores no corpo. Tem duração de 4 a 10 dias e seu impacto pode durar semanas, e pode ser grave ou não grave.
Covid-19
A infecção pelo coronavírus Sars-CoV-2 pode se dar sem ou com sintomas, e se pode apresentar de forma leve, moderada ou grave.
Os principais sintomas incluem espirros, tosse, febre, dores no corpo e mal-estar, e em alguns casos falta de ar, diarreia e calafrios. Com a vacinação, alguns sintomas passaram a não se apresentar e podem mudar de acordo com a variante do vírus, as principais são:
Alfa e Delta - tosse, dor de cabeça, dor de garganta, obstrução nasal, coriza, dor abdominal e manifestações na pele.
Ômicron - a mais contagiosa delas, os sinais mais comuns identificados por pesquisadores são: dor de garganta, fadiga, nariz escorrendo, espirros e dor de cabeça e em outras partes do corpo ? perda de olfato e paladar se tornou bem mais incomum. Tosse contínua e súbita, falta de ar e febre alta ainda são sintomas significativos, além de diarreia e calafrios.
Gripe
A gripe é causada pelo vírus da influenza, que possui uma extensa família, com centenas de mutações.
Pode ter sintomas bem parecidos aos da covid, mas seu período de incubação tende a ser mais curto, ou seja, os sintomas surgem rápido e a piora no quadro tende a ser aguda. Seus principais sintomas incluem: tosse, febre, congestão nasal, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, dores no corpo, mal-estar e fadiga.
Resfriado
Os resfriados são provocados por outros tipos de vírus: rinovírus, adenovírus e parainfluenza. O início dos sintomas tende a ser gradual e de forma leve.
Tosse, congestão nasal, coriza e dor de garganta são manifestações comuns do resfriado. Costumam melhorar em poucos dias.
É importante lembrar que a prevenção é o melhor caminho contra essas doenças virais. No caso da dengue, a luta contra o mosquito Aedes aegypti não pode parar, principalmente em períodos chuvosos, os cuidados devem ser dobrados para combater os focos do mosquito. No caso da gripe, resfriado e covid, a atenção deve partir de cada um, prezando sempre pela higiene e cuidados necessários para evitar o contágio dessas doenças. É dever de cada um fazer sua parte e lutar pelo bem-estar mútuo.
Fonte: BBC Brasil