builderall





O clima seco e frio típico do inverno pede cuidados especiais com a saúde. Nesta época do ano, a população está mais suscetível às doenças respiratórias devido às mudanças climáticas. A baixa umidade do ar favorece a irritação das mucosas respiratórias, o que agrava essas doenças e até mesmo a rinite, nesses casos é recomendável beber muita água e se necessário utilizar aparelhos para umidificação do ar.


A gripe é o exemplo mais característico de doença respiratória; muito frequente durante o clima mais frio. Para evitar o contágio, cuidados simples devem ser tomados, como não permanecer em locais fechados, lavar sempre as mãos com água e sabão e ao espirrar ou tossir, cobrir boca e nariz usando a parte superior das mangas da roupa e não as mãos. Não à toa, estes cuidados também são tomados a fim de evitar à Covid; que ainda não acabou.


Para prevenção da gripe, existe ainda a possibilidade de vacina. Idosos com mais de 65 anos, grávidas e crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos, devem ser vacinadas. Cabe ressaltar que pessoas com alergia ao ovo podem tomar a vacina contra a gripe, mas devem consultar o médico ou o alergologista sobre as opções caso a alergia seja grave.

 

Também é preciso ficar atento às mudanças bruscas de temperatura, que favorecem o aparecimento dessas doenças. Uma das melhores formas de se proteger durante o clima seco e frio, é manter hábitos saudáveis, beber bastante água, ter uma alimentação saudável, praticar atividade física, não fumar e manter a vacinação em dia.


Ressaltando também que cuidados especiais devem ser tomados por crianças menores de seis meses, idosos e principalmente por portadores de doenças respiratórias crônicas.


E já que estamos no inverno, devemos nos atentar e nos proteger. Caso você esteja com algum sintoma, procure um especialista e se cuide!