Dia 14 de novembro foi o dia mundial do diabetes, data que vem nos alertar sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce dessa doença que afeta mais de 13 milhões de pessoas no Brasil atualmente, segundo a Associação Brasileira de Diabetes. Esse número representa 6,9% da população brasileira, vivendo diariamente com a doença e até 2045, a previsão é de que esse número chegue a 20,3 milhões de pessoas.
O dia mundial do diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo inteiro sobre os problemas associados à doença: alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.
O que é Diabetes?
Diabetes é uma doença crônica do metabolismo na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que controla a quantidade de glicose no sangue.
Sua função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia, a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).
Na verdade, a diabetes não se trata de uma doença única, mas de um conjunto de doenças com uma característica em comum: aumento da concentração de glicose no sangue provocado por duas diferentes situações:
Diabetes tipo 1 - O pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeções diárias de insulina.
Diabetes tipo 2 ? As células são resistentes à ação da insulina. A incidência da doença que pode não ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade;
Diabetes gestacional ? Ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, é provocado pelo aumento excessivo de peso da mãe;
Diabetes associados a outras patologias como as pancreatites alcoólicas, uso de certos medicamentos etc.
Como prevenir?
A melhor forma de se prevenir contra a doença é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.
Procure adotar hábitos de vida mais saudáveis e fique longe das estatísticas de doenças crônicas. Previna-se!