
O Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril, e em cada ano um tema é discutido. Em 2022, o tema é "Nosso planeta, nossa saúde".
Todos nós somos testemunhas dos últimos acontecimentos que desestabilizaram a saúde nos últimos anos. Esse tema busca aprofundar na ideia de mundo melhor, onde há ar limpo, água e comida disponíveis para todos. Onde as economias estão focadas na saúde e no bem-estar, onde as cidades são habitáveis e as pessoas têm controle sobre sua saúde e a saúde do planeta.
Essa data, criada pela Organização Mundial da Saúde, é um momento para que questões sérias relacionadas à saúde sejam trabalhadas, garantindo a conscientização a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.
Há vários temas que podemos debater sobre a saúde, como por exemplo, a falta de informação e promoção do autocuidado das pessoas. Muitas delas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém a falta de enfermidades não significa presença de saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como qualidade de vida e aspectos mentais e físicos.
Sabemos que ser saudável nos dias atuais não é fácil, uma vez que enfrentamos desafios, como rotinas estressantes, pouco tempo para fazermos nossos alimentos e também para praticarmos atividades físicas. Entretanto, devemos tentar ao máximo adotar no dia a dia práticas que melhorem nossa qualidade de vida a fim de conseguirmos uma melhoria física, mental e também social.
Alguns pontos essenciais para mantermos nossa saúde:
-Alimentar-se de maneira saudável.
-Dormir bem.
-Praticar atividades físicas.
-Ir ao médico regularmente.
-Manter a higiene pessoal.
-Beber muita água.
-Não fazer uso de cigarro e não consumir bebidas alcoólicas em excesso.
-Evitar o estresse.
-Cuidar da saúde mental.
A importância dessa data está no fato de que, devemos conscientizar as pessoas sobre o cuidado com a saúde. Abordar temas que trazem mais conhecimento de como isso deve ser feito não deve ser apenas nessa data.
Fonte: Brasil Escola