builderall


O dia 4 de fevereiro é o dia Mundial do Câncer. Trata-se de uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer. 


A cada ano, 7,6 milhões de pessoas morrem no planeta em decorrência dessa doença. Um dado preocupante é que, a menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de que 6 milhões de mortes prematuras ocorram por ano. 


Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. 


O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao câncer. 


A maioria dos casos de câncer está associado a causas externas, ou seja, as mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer.  


Por fim, a melhor forma de prevenir o câncer, é levar uma vida mais equilibrada, adotando uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado e praticar exercícios físicos. Entre outros fatores para prevenir o câncer estão: 


-Não fumar 

-Amamentar; 

-Realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos e que já tiveram atividade sexual. 

-Vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV; 

-Vacinar-se contra a hepatite B; 

-Evitar bebidas alcoólicas; 

-Evitar carnes processadas; 

-Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h; 

-Evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho. 



Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais poderiam ser evitadas com medidas adequadas. Disso surge a necessidade de conscientização e combate a essa doença terrível. A LS Científica acredita nessa campanha e apoia essa causa. 


 

Fonte: BVDS