
A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) instituiu o dia 11 de abril como a data de comemoração do Dia do Médico Infectologista. A data foi escolhida por ser o dia de nascimento de Emílio Ribas, renomado e ilustre médico atuante no campo das doenças infecciosas e pioneiro no estudo e cura de infectologias no país.
Você conhece esse profissional? Sabe qual sua área de atuação? E principalmente, qual a importância do seu trabalho na atualidade?
A Infectologia é uma ciência que estuda os problemas causados por patógenos, quando invadem o corpo humano causando danos ao organismo (bactérias, vírus, parasitas ou fungos). Essa especialidade ganhou destaque no combate à Covid-19, mas a área de trabalho é abrangente e exige atualização constante.
Além de sua contribuição em relação ao novo coronavírus, o infectologista atende de forma regular a pacientes portadores do HIV, vírus causador da AIDS. O profissional também trata de casos de tuberculose, que antes do surgimento da AIDS era a doença que mais levava pacientes ao consultório deste especialista.
Além do trabalho no consultório para atender as infecções consideradas mais comuns como a gripe, o especialista tem uma presença intensa na saúde pública.
Hoje mais do que nunca, devemos celebrar esse dia e conscientizar as pessoas sobre a importância desse profissional para a saúde da população. Reconhecer o mérito dos infectologistas e agradecer por estarem presentes na luta contra tantos vírus e bactérias que afetam principalmente nossa qualidade de vida.
A todos os infectologistas do nosso país, nosso respeito, gratidão e admiração.
Fonte:FMB