builderall




Dia Nacional de Combate à Cefaleia é comemorado em 19 de maio, sendo uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCE). A data tem o intuito de chamar a atenção da população para os diferentes tipos de dores de cabeça. 


Os tipos mais comuns são: enxaqueca, cefaleia do tipo tensional, cefaleia em salvas e cefaleia crônica diária.


Poucas pessoas sabem, mas existem mais de 150 tipos de dor de cabeça (cefaleia). Noventa por cento das dores de cabeça são primárias, causadas por uma alteração cerebral química que provoca uma vasodilatação; não são dores psicológicas, tem caráter químico, congênito e familiar.


As dores de cabeça secundárias são causadas por outras doenças, sendo as mais comuns: acidente vascular cerebral, tumores de sistema nervoso central, trombose venosa cerebral, ruptura de aneurisma, aumento da pressão intracraniana.


As cefaleias constituem um problema de saúde pública que afeta a qualidade de vida de pacientes que procuram novos medicamentos, praticando a automedicação. Esta prática representa grande risco à saúde, pelas reações de hipersensibilidade, dependência física e psíquica, além de mascarar sintomas e agravar a doença de base.


Vale ressaltar que abusar de analgésicos, pode piorar o quadro do paciente; o organismo se adapta ao medicamento, piorando e cronificando a dor ao longo do tempo.

?

Evite a automedicação, procure um médico! Até porque, muitas doenças têm a cefaleia como sintoma inicial. Fique atento! O melhor a se fazer é procurar orientação para descobrir se é só uma dor de cabeça, ou se ela pode ser o sinal de outra condição de saúde.