builderall

 

Declaração Universal dos Direitos Humanos - saiba mais!

 

 

Considerado o documento mais traduzido da história moderna, a Declaração dos Direitos Humanos foi criada para servir como uma base para os direitos humanos em todo o mundo e como ?o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações?. 

 

Apesar de sua importância para a proteção dos cidadãos, os direitos humanos ainda são desrespeitados em diversas situações e regiões no mundo.  

 

Mas o que são direitos humanos? São aqueles direitos que nascem com a pessoa, não importa a raça, a cor, o sexo, a religião ou a nacionalidade.  

 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 10 de dezembro de 1948. Esta atitude da ONU foi uma resposta às crueldades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Entre estas crueldades estavam os crimes praticados pelos nazistas, que atingiram judeus, comunistas, ciganos e homossexuais. E também as bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, matando milhares de pessoas inocentes. 

 

Através da Declaração Universal dos Direitos Humanos, os diversos países se comprometeram a realizar um esforço para eliminar todas as formas de afronta a esses direitos. O princípio básico desta declaração está colocado logo no começo: "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos". Baseada neste princípio, a declaração proíbe a escravidão, a tortura e todas as formas de discriminação e violência. 

 

É considerado um documento de extrema importância e relevância para a população mundial, pois a Declaração dos Diretos humanos preserva e mantem os direitos de cada ser humano, liberdade de expressão, de opinião e de pensamento. 

 

É preciso ter em mente que, mais do que um acordo, a declaração é uma garantia de que todos os cidadãos terão os seus direitos preservados não importando as condições em que estiverem. Porém, sabemos que em muitos lugares no mundo, esses direitos não são respeitados e muitos ainda sofrem a violação dos mesmos. Não basta às pessoas ter direitos, estes direitos precisam ser reconhecidos e aplicados. 

 

O dia 10 de dezembro precisa ser celebrado como o dia de uma conquista universal de preservação dos direitos de todos os cidadãos. Todos podem lutar pela aplicação dos direitos humanos. Podemos protestar quando vemos um direito sendo violado, podemos participar mais da vida em nossa comunidade e dar voz aos problemas sociais e violações dos nossos direitos e dos direitos do próximo. 

 

Esta é uma data que definitivamente, vale a pena ser celebrada!