
O envelhecimento, a obesidade e o diabetes são três fatores que estão associados ao aumento dos níveis de insulina no sangue, e são exatamente pessoas desses grupos que foram apontadas como as mais vulneráveis ao coronavírus. Mas, qual a relação entre a insulina e o coronavírus?
Estudo feito no Japão e publicado na revista Diabetes mostrou evidencias de que a redução dos níveis de insulina no sangue pode diminuir o risco de desenvolver Covid-19 após a infecção pelo coronavírus. Isso porque a proteína GRP78, encontrada no tecido adiposo, ajuda o vírus Sars-CoV-2 ? causador da Covid-19 ? a se ligar e entrar nas células, aumentando assim o potencial da infecção, sugerindo que o tecido adiposo pode ser um reservatório importante para o coronavírus.
Os pesquisadores descobriram que a proteína spike do coronavírus também pode se ligar diretamente à GRP78 e a presença desta aumenta ainda a ligação com a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), uma proteína humana usada pelo vírus para invadir as células. Por outro lado, o tratamento com medicamentos que controlam o diabetes e reduzem os níveis de insulina, exercícios físicos e a restrição calórica conseguem reduzir também o nível de expressão de GRP78 e os níveis da proteína no tecido adiposo.
Os resultados sugeriram que um nível elevado de insulina no sangue é um importante fator de risco que pode predispor indivíduos idosos, obesos e diabéticos à infecção. Assim, controlar a insulina no sangue com intervenções farmacológicas ou ambientais, como exercícios, poderia ajudar a diminuir o risco desses pacientes.
Fonte: Metrópoles
Neste dia Mundial do Combate a Diabetes, é muito importante salientar os riscos que essa doença traz para o indivíduo, causando o aumento da glicemia e as altas taxas que podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.
A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação balanceada e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
Adote hábitos de vida mais saudáveis. Previna-se!