Os laboratórios de análises clínicas são ambientes onde boas práticas e cuidados especiais são essenciais para que se consiga entregar um excelente trabalho.
Esses cuidados vão desde o material a ser analisado, até os equipamentos, manuseio, gestão de processos, uso de EPIs e postura e técnica. É essencial que todos esses fatores estejam muito bem alinhados, para que todas as regras e protocolos sejam seguidos.
De acordo com a ANVISA, as Boas Práticas de Laboratório (BPL) são um grupamento de ações definidas e específicas. Essas ações passam pela análise do local, dos potenciais riscos e do nível de toxicidade dos produtos utilizados. Essas diretrizes têm por objetivo aumentar a segurança dos profissionais e colaboradores e reduzir os riscos provenientes do ambiente laboratorial.
No manual de boas práticas se encontram condutas como instruções organizacionais do ambiente de trabalho, execução de procedimentos fundamentais, instruções sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletivos (EPCs). Além de um sistema de limpeza adequada do recinto laboratorial, dos materiais e da correta higienização dos profissionais.
A biossegurança é item essencial no que diz respeito às boas práticas em laboratórios de análises clínicas. É muito importante que ela seja adotada com base nas normas nacionais e internacionais vigentes.
Essas normas dizem respeito à conservação, armazenamento, manipulação e transporte de microrganismos patogênicos. Todo esse cuidado faz com que seja garantida a integridade dos funcionários, bem como do material analisado.