builderall

 

A vacina chegou! Novidades sobre a vacina

 

O mundo está em êxtase! 

 

Algumas fórmulas de vacina contra a covid-19 já estão sendo distribuídas em diversos países e milhões de pessoas no mundo todo já foram vacinadas. 

 

É a luz no fim de túnel que todos nós estávamos esperando. Um imunizante que possa permitir a volta da vida ?normal? da população mundial. 

 

O maior desafio agora é que as vacinas sejam acessíveis a todas e todos.   

 

Em dezembro de 2020, algumas vacinas candidatas contra a COVID-19 receberam autorização para uso emergencial em alguns países. A OMS também concedeu autorização de emergência à vacina da Pfizer/BioNTech. 

 

No Brasil, a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) já aprovou dois lotes para uso emergencial da Vacina Coronavac, produzida e distribuída pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantã. Vale ressaltar que, outros imunizantes, produzidos em outros países como Índia e Rússia, estão sendo negociados pelo governo brasileiro. 

 

Estudos abrangentes sobre outras vacinas candidatas têm relatado resultados preliminares encorajadores.?De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) em dezembro de 2020, havia mais de 200 vacinas candidatas em desenvolvimento, algumas mais avançadas que outras. Mais de 50 delas já estão sendo testadas em humanos. 

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), estão trabalhando com parceiros em todo o mundo para ajudar a coordenar as principais etapas desse processo, incluindo a facilitação do acesso equitativo a vacinas seguras e eficazes contra COVID-19 para bilhões de pessoas que delas precisarão. 

 

Para saber mais sobre o processo de vacinação contra a covid-19 no Brasil, recomendamos acessar as informações através do Programa Nacional de Imunização?fornecido pelo Ministério da Saúde. 

 

Outro relatório interessante é o que a ONU disponibiliza nesse site,  em inglês, onde é possível acompanhar a evolução das vacinas em todo o mundo. A ONU atualiza o site duas vezes por semana, as terças e sextas-feiras. 

 

Além disso, você pode buscar informações no site da OPAS , fonte de pesquisa para a produção deste artigo. 

 

Ficamos na torcida para que a vacina esteja acessível a todos e todas o mais breve possível! 

 

Até a próxima!