builderall

My Image

 

Os procedimentos de higienização são essenciais para manter a segurança, qualidade e durabilidade de equipamentos e instrumentos dentro de um laboratório, evitando riscos de contaminação e garantido, sobretudo, a segurança dos profissionais envolvidos e, assegurando também, a qualidade dos resultados finais das análises. Esses procedimentos tem como finalidade, reduzir e eliminar microrganismos e contaminantes, antes, durante e após as análises. Mas você sabe como esses procedimentos são realizados? Nesse artigo, listamos algumas medidas que precisam ser adotadas quanto à higienização pessoal, de objetos e superfícies dentro de laboratórios, para que tudo ocorra dentro dos protocolos de higienização adequados:

Outra informação interessante é a lista de produtos que podem substituir o álcool 70%. São eles:

É importante ressaltar ainda que, para evitar a contaminação de reagentes deve-se fazer o manuseio do mesmo dentro da capela de exaustão, utilizando os EPI's necessários como jaleco, luvas, máscara, touca e óculos de proteção. Além disso, deve-se realizar a higienização da capela sempre antes e após o seu uso, aplicando algum dos produtos citados anteriormente. Em caso de produtos oleosos, utilizar sabão e finalizar com saneante.

Agora, atenção ao que NÃO fazer: Não se deve utilizar vassouras e panos à seco dentro desses locais, pois as partículas virais podem ser veiculadas no ar e atingir outras superfícies e objetos.

Lembrando que esses protocolos de higienização devem ser muito rigorosos e os procedimentos devem ser realizados com muita atenção e cuidado, afinal é a segurança de todos que está em jogo. Nós da LS Científica, prezamos sempre pelo cuidado e segurança em qualquer parte de nossos processos operacionais, entregando ao cliente qualidade e eficiência em todos os nossos produtos e serviços. Entre em contato para saber mais sobre nós! Esperamos você!