A doação de sangue é um gesto solidário que pode salvar vidas de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Além desses casos, a doação de sangue tem a finalidade de manter a qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas graves - como doença Falciforme e Talassemia e para tratar feridos de traumas, advindos de situações de emergência ou (e) vítimas de calamidades.
Segundo o Ministério da Saúde , uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. No Brasil hoje, cerca de 3,3 milhões de pessoas são doadoras de sangue. É importante desenvolvermos essa empatia, pois um simples gesto pode salvar muitas vidas. Por isso, o Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue.
Quem pode doar e quais são os requisitos?
De acordo com o Ministério da Saúde , podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:
Ainda está com dúvidas? O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e seguro. E não precisa se preocupar com a quantidade de sangue doada, pois o próprio organismo a repõe em até 24 horas após a doação. Após a coleta, a bolsa de sangue é separada em componentes sanguíneos (concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma), o que pode ajudar mais de uma pessoa com os 450ml de sangue coletado.
Com alguns minutos do seu dia, você pode salvar uma ou mais de uma vida. Está dentro dos requisitos necessários para doar sangue? Procure o hemocentro mais perto de você. Doe sangue, doe vida!