
O teste do pezinho é um exame obrigatório, realizado em todos os bebês recém-nascidos. A coleta para o exame deve acontecer, preferencialmente, entre o 3º e 5º dia de vida do bebê e é realizado em maternidades e unidades de saúde de todo o país.
Se o resultado do teste do pezinho estiver alterado, a família e o ponto de coleta são contatados pelo Serviço de Referência em Triagem Neonatal e o bebê é reconvocado para fazer novos exames que podem confirmar ou excluir a doença para a qual a triagem foi alterada.
O Teste do Pezinho é obrigatório por lei e totalmente gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a triagem, confirmação diagnóstica, tratamento e acompanhamento, e tem o objetivo de diagnosticar precocemente as seguintes doenças:
Por que fazer o teste?
Porque essas doenças não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive deficiência intelectual grave e irreversível.
Quem deve fazer o teste?
Todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento. Isto porque qualquer pessoa pode ter um filho portador da doença, mesmo que nunca tenha aparecido um caso na família.
Como é feito o tratamento?
O hipotireoidismo congênito é tratado com pequenas doses de hormônio tiroidiano. Já a fenilcetonúria requer uma dieta especial (inclusive o leite).
Para maiores orientações, consulte sempre um especialista ou postos e unidades básicas de saúde da sua cidade.
O teste do pezinho é mais uma forma de garantir um desenvolvimento e crescimento saudáveis para o bebê, onde só através dele é possível diagnosticar uma série de doenças que possuem tratamento gratuito pelo SUS. Quanto antes a doença for diagnosticada, melhor serão as repostas ao tratamento.
Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde e Portal Brasil