O que é o exame toxicológico?
O?Exame Toxicológico?é um procedimento indolor, usado na detecção do consumo de substâncias psicoativas (drogas) em uma larga janela de detecção, alcançando um período mínimo de 90 dias.
Para que serve o exame toxicológico?
Sua realização é frequentemente incluída em processos admissionais para carreiras nas quais o consumo de substâncias ilícitas é proibido ou não desejável.
Além disso, é bastante comum e essencial no âmbito forense, em casos de suicídio e homicídio, no auxílio a acompanhamento de usuários de drogas em tratamento e em pesquisas voltadas a área.
No Brasil, geralmente, a solicitação de verificação do uso ou não de substâncias psicoativas através dos exames toxicológicos é indicada para motoristas que queiram tirar ou renovar a carteira de habilitação nas categorias C, D e E, aprovados em concursos públicos e esportistas.
Como é feita a coleta?
Normalmente são utilizados fluidos corporais como suor, sangue, saliva, urina e amostras de queratina através de pêlos, unhas e cabelo. Sendo esse último o principal material colhido nos laboratórios.
Conheça algumas peculiaridades e a complexidade do exame toxicológico
Vale ressaltar que a amostra de urina não permite distinguir o usuário leve, moderado e pesado de substâncias psicoativas.
Devido à complexidade dos exames toxicológicos, todos os cuidados nos procedimentos devem passar pela coleta, identificação, correto armazenamento, acondicionamento, manipulação e transporte das amostras sempre com bastante segurança.
Além disso, a utilização dos melhores equipamentos e produtos para as análises são essenciais para garantir a integridade em todos os resultados.