builderall

 

My Image

Se engana quem pensa que só se precisa fortalecer o sistema imunológico para estar melhor preparado para os períodos sazonais mais frios, que nos deixam mais suscetíveis a certas doenças ou epidemias virais, como a gripe, por exemplo. De fato, precisamos sim tomar alguns cuidados nessas épocas do ano, mas o cenário ideal para a prevenção de qualquer sintoma é estar com o seu sistema imunológico reforçado durante o ano todo.

Nesse ano de 2020, o mundo enfrenta uma pandemia, onde ainda não se conhece de fato, todos os danos e as consequências que a covid-19 poderá causar à saúde e ao corpo humano no futuro. Mais um exemplo de que, os cuidados com a saúde precisam ser periódicos. Como diria o ditado, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Você sabe quais os principais cuidados que precisam ser considerados no cotidiano, para reforçar o sistema imunológico? Se não sabe, hoje vamos te ajudar com algumas dicas para você incorporar em sua rotina e estar com o seu corpo saudável durante o ano todo!

Antes de falar sobre prevenção e cuidados, precisamos entender melhor como funciona o sistema imunológico, de fato. É uma matriz complexa de células e sistemas que funcionam de forma coesa para proteger o corpo humano contra doenças. É o sistema de defesa natural do corpo contra patógenos (bactérias, vírus e microorganismos causadores de doenças), além de promover um reparo celular eficaz. Os principais intervenientes no sistema imunológico são os glóbulos brancos, que combatem as infecções e os linfócitos, que circulam pelo corpo através dos vasos sanguíneos e linfáticos, e estão armazenados nos órgãos linfóides - que incluem adenóides (na parte posterior da passagem nasal), vasos sanguíneos, medula óssea, gânglios linfáticos, baço, intestino delgado, timo e amígdalas.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como tudo isso funciona, continua com a gente e anota essas dicas que irão fazer a diferença nos cuidados com a sua saúde, prevenção a doenças e reforço ao seu sistema imunológico.

  1. Uma dieta rica em antioxidantes ? Não é só a boa e velha vitamina C que precisa ser reforçada na alimentação, ou algumas vezes, suplementada. Embora a vitamina C esteja no topo da lista quando se trata de evitar resfriados e vírus, os antioxidantes em geral oferecem um enorme apoio ao sistema imunológico, reduzindo a morte celular e promovendo o desenvolvimento de glóbulos brancos, que são a chave para destruir bactérias nocivas. Antioxidantes também desempenham um papel fundamental na reparação de DNA danificado e aumentam a capacidade do corpo de se reparar. Alguns alimentos são ricos nesses nutrientes, e devem ser considerados na rotina alimentar de quem quer estar em dia com o sistema imunológico em pleno funcionamento. Frutas vermelhas, chocolate amargo, alcachofra, café, feijão, chá verde, maçãs, tomates, vegetais de folhas verdes e peixes oleosos, são exemplos de alimentos que apresentam antioxidantes.

 

  1. Saúde intestinal em dia ? Você sabia que mais de 70% das células do sistema imunológico do corpo estão localizadas nas paredes do intestino? Isso explica por que a boa saúde intestinal é a chave para a função corporal saudável. O consumo de fibra ajuda a movimentar e excretar rapidamente as toxinas no intestino, o que impacta diretamente na melhoria dos microbiomas localizados dentro das paredes digestivas. Incluir suplementos pré e probióticos em sua alimentação também é uma dica valiosa.

 

  1. Tenha uma boa noite de sono ? Ter uma boa noite de sono é sempre revigorante. Cada organismo funciona de uma forma, algumas pessoas precisam de mais horas de sono, quanto outras, de menos. O recomendado pelos órgãos de saúde é que 8 horas de sono por noite é o suficiente para manter o corpo em dia com as suas atividades. E o que mais importa, um corpo mais saudável. Pesquisas do Pflügers Archiv - European Journal of Physiology mostraram que o sono amplo e um sistema circadiano equilibrado (o ciclo sono / vigília do corpo e do cérebro) melhoram a produção de citocinas anti-inflamatórias (substâncias secretadas pelo sistema imunológico) e células exterminadoras, potencializando a capacidade do organismo de combater infecções.

 

  1. Se exercite ? Estar em movimento é sempre recomendado para a saúde. Uma simples caminhada, ajuda a aumentar a circulação de glóbulos brancos pelo corpo, células imunológicas que tem por objetivo, eliminar os patógenos causadores de doenças. Esteja sempre com seu corpo em movimento, sua saúde agradece!

 

  1. Reforce com suplementos - A suplementação pode, por vezes, ser muito bem vinda quando o assunto é reforçar o sistema imunológico. O organismo precisa se nutrir de vitaminas, minerais, ferro, zinco e muitos outros nutrientes, que por algum motivo, deixamos de consumir em nossa alimentação. Procure sempre a orientação de um profissional, para lhe auxiliar sobre quais nutrientes necessitam de suplementação no seu organismo.

 

Gostou das dicas? Reforçar o sistema imunológico é prevenir maiores transtornos para a sua saúde durante todo o ano. Lembre-se sempre que a prevenção e a introdução de hábitos mais saudáveis a sua rotina, são a chave para manter uma vida mais saudável.