builderall



O dia 24 de outubro foi escolhido como o Dia Mundial de Combate à Poliomielite. A data foi estabelecida pelo Rotary Internacional para celebrar o nascimento de Jonas Salk, líder da primeira equipe que desenvolveu uma vacina contra a poliomielite. 

 

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus.  Inicialmente dos sorotipos 1, 2 e 3, dos quais apenas o de tipo 1 continua circulando, podendo infectar crianças e adultos por via fecal-oral - através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas. 

 

No Brasil o combate a poliomielite teve resultados altamente positivos, sendo a doença erradicada em todo território nacional no final da década de 1980. 

 

O Programa Nacional de Imunização - PNI - iniciou sua primeira Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em 1980, com a meta de vacinar todas as crianças menores de 05 anos em um só dia. 

 

A campanha foi bem sucedida, afinal o último caso de poliomielite no Brasil ocorreu 1989, na Paraíba. Além disso, em 1994, o Brasil recebeu, junto com os demais países da região das Américas, o certificado que a doença e o vírus haviam sido eliminados do continente. 

 

Contudo, até que a poliomielite seja erradicada no mundo - como ocorreu no Brasil, existe o risco de um país ou continente ter casos importados e o vírus voltar a circular em seu território. Para evitar isso, é importante manter as taxas de cobertura vacinal altas e fazer vigilância constante, dentre outras medidas. 

 

Fonte: Ministério da Saúde e Fundação Manguinhos