
No dia 21 de setembro é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Essa data foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982.
O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.
O que é deficiência?
Uma pessoa com deficiência física é aquela que possui alterações que comprometem a realização de determinada atividade física. Essas alterações podem existir desde o nascimento ou serem adquiridas durante a vida. Nesse último caso, a violência e acidentes são fatores bastante relacionados com o aumento do número de deficientes físicos a cada ano.
De acordo com a ONU, aproximadamente, 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Na maioria das vezes, esses problemas são tratados pelo restante da população como um motivo para a discriminação, o que dificulta uma vida de qualidade e digna para as pessoas com algum tipo de deficiência.
Dificuldades na rotina de uma PcD
Se você é uma PcD ou convive diariamente com alguém nessas condições, sabe o quão difícil é o dia-a-dia nas cidades. As estruturas urbanas e a acessibilidade nas cidades brasileiras, ainda precisam evoluir muito, para entregarem condições justas de acesso a todos os cidadãos.
As principais dificuldades encontradas pelas PcD?s diariamente são a falta de acessibilidade, inclusão e muitas vezes, o preconceito enfrentado por ter alguma deficiência. Esses fatores influenciam diretamente na qualidade de vida dessas pessoas e dos familiares que juntos também enfrentam os desafios diários.
Os principais desafios enfrentados no cotidiano das cidades pelas PcD?s são a falta de vagas de emprego e condições de trabalho adequadas, acesso ao transporte público, calçadas mais acessíveis, sinalização adequada, acessibilidade e facilidade nos tratamentos médicos, entre outros, a lista é extensa.
De uma maneira geral, pessoas com deficiência precisam de uma maior atenção por parte dos governantes, principalmente no que diz respeito à acessibilidade e inclusão na sociedade. Segundo a ONU, pessoas com deficiência são mais vulneráveis a abusos e normalmente não frequentam a escola.
É essencial que políticas públicas que visem maior acessibilidade as PcD?s sejam implementadas pelo governo em todas suas as esferas e que essa parcela da população tenha mais acesso e seja mais acolhida pelo restante da sociedade.