
Precisando transformar seu laboratório oferecendo serviços mais eficientes e práticos? Quando estamos trabalhando em um laboratório de análises clínicas, estamos focados em práticas mais ágeis e técnicas simplificadas.
Atualmente, os laboratórios têm o desafio de atender a maiores demandas de testes, de maneira eficiente, fornecendo resultados confiáveis e de alta qualidade, ao mesmo tempo em que enfrentam problemas de espaço, falta de tecnologia, de funcionários qualificados e restrições de orçamento.
Por isso, os laboratórios estão cada vez mais, explorando maneiras de melhorar o seu desempenho, consolidando seus sistemas de teste de rotina para obter reduções no tempo de trabalho, espaço, mão de obra e custos, e ainda, ter o compromisso de agilizar o atendimento.
É uma missão e tanto, não é mesmo? Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para te ajudar nessa missão! Confira!
1. Tenha uma equipe colaborativa ? Geralmente, as práticas nos laboratórios de análises clínicas acontecem de forma independente. Porém, há momentos em que a interação da equipe é necessária. Por isso, sempre que resultados difíceis forem obtidos, designe um espaço de trabalho para seus técnicos e profissionais colaborarem na discussão. Aprender a se comunicar também pode melhorar seu atendimento e seus serviços de laboratório, fornecendo a seus clientes todas as informações e suas conclusões.
2. Utilize sistemas de automação laboratorial - Em vez de coletar e assimilar dados, os humanos agora podem concentrar suas energias e atenção na análise de dados para fornecer uma visão crítica e conduzir os processos de laboratório adiante, pois computadores e inteligência artificial já fazem esse papel. Os avanços tecnológicos permitem uma maior eficiência em termos de automação de processos e procedimentos analíticos.
3. Utilize softwares laboratoriais eficientes - A capacidade de acessar e controlar fluxos remotamente por meio de um software inteligente é um grande benefício para os profissionais de laboratórios. Além de auxiliar na coleta de dados, softwares eficientes ajudam no aumento da produtividade da equipe e agilizam o atendimento aos clientes, melhorando por exemplo, o prazo na entrega dos resultados.
4. Reduza os gastos com energia ? Essa é uma dica de ouro para melhorar a eficiência do seu laboratório, te ajudar a reduzir gastos e ainda estar alinhado junto às políticas de sustentabilidade. Algumas atitudes simples no dia a dia, são fundamentais para essa redução do consumo de energia. Com essa economia, pode-se investir ainda mais em melhorias para o laboratório, como treinamentos e até mesmo a adoção de energia limpa, como a energia solar.
5. Rotule os suprimentos de maneira adequada - Ao organizar seus suprimentos e equipamentos, você deve usar etiquetas adequadas para ajudar a alertar sua equipe sobre sua localização e finalidade. Isso evitará confusão e caos quando chegar a hora de usar esses suprimentos. Os rótulos também são uma ótima maneira de comunicar quaisquer mudanças no espaço do laboratório, o que pode promover a eficiência, mantendo todos na mesma página.
E aí, gostou dessas dicas? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog para receber mais dicas como essas!