A crise causada pela pandemia do novo coronavírus vem afetando todos os setores, e no segmento da saúde, não foi diferente. Até mesmo os laboratórios de análises clínicas tiveram uma baixa em suas demandas. No entanto, você deve estar se perguntando, como isso pôde acontecer em plena crise sanitária, onde a demanda por serviços relacionados a saúde deveria crescer ao invés de diminuir?
Nas primeiras semanas, as quedas foram maiores, visto que exames de diagnóstico da COVID-19 ainda não estavam disponíveis e considerando ainda a rapidez com a qual o novo cenário se instaurou. Alguns laboratórios tiveram baixa de até 70% em suas demandas. Esse contexto levou a uma necessidade de adaptação dos laboratórios, que precisaram tomar decisões importantes para continuarem sobrevivendo diante à crise.
O investimento em tecnologia foi um dos principais aliados dos laboratórios nessa mudança de cenário tão repentino. Em meio à crise, muitas empresas apostaram em inovação, sobretudo na qualidade, eficiência laboratorial, integridade dos dados, a segurança dos clientes e sua interface junto aos laboratórios. Aos poucos, o setor vem conseguindo reverter a situação e se adaptando às novas demandas.
Muitos laboratórios que ainda não tinham sua interface com o cliente mais dinâmica e flexível, apostaram em sistemas mais modernos, para que seus clientes pudessem marcar exames e ter acesso aos resultados com maior conforto e segurança, visto que estivemos - e ainda estamos - em condições de distanciamento social.
Além disso, a adaptação as novas tecnologias estão sendo as molas propulsoras de mais eficiência nos processos laboratoriais, maior segurança e integridade dos dados fornecidos e menor desperdício, tudo isso em virtude da automatização dos processos.
Nesse contexto, podemos esperar grandes mudanças na medicina diagnóstica no cenário pós-pandemia. A tecnologia está sendo uma grande aliada na transformação dos processos, promovendo automatização, tomadas de decisões mais assertivas e melhorando a experiência do cliente junto a empresa.
Estamos todos na expectativa para que todos os setores, inclusive o da saúde, se recuperem rapidamente no cenário pós-pandemia e que todos nós possamos estar mais preparados para os próximos desafios que estarão por vir.